sábado, 2 de março de 2013

ESTÁDIO MUNICIPAL ABANDONADO


                                                 ESTÁDIO MUNICIPAL ABANDONADO


A tempos não escrevo para o meu querido e humilde blog, isso se dá a problemas familiares que tiveram que ser postos a frente dos problemas do futebol. Mas acho que uma visita que fiz hoje a tarde me despertou um bom assunto.

Dando uma volta com um amigo, me pedira para levá-lo até o Estádio Municipal Delmar Sitonni pois não o conhecera, e eu é claro o levei. Chegando lá encontramos o mesmo muro já batido do tempo, porém, algo que me surpreendera, a grama estava cortada e apresentava um bom estado. Ao começarmos a debater sobre o Estádio, histórias, sua função e até lermos as placas de fundação que se apresentam no portão principal, caímos num assunto que eu acho muito pertinente nessas alturas do Campeonato.

Não é novidade para ninguém que a Prefeitura Municipal banca o aluguel do Estádio Monumental Vermelhão da Serra para o Gaúcho, por algum motivo que particularmente desconheço, o Passo Fundo se obriga (Digo se obriga pois é notável o descontentamento) a alugar seu Estádio com capacidade para 20 mil pessoas, uma estrutura invejável e um gramado impecável por alguns mil reais, e como dinheiro nunca pode ser negado no Interior, o Passo Fundo se subestima a isso. Mas na verdade, quem mais se subestima mesmo é o Gaúcho, que empilha derrotas no Estádio Vermelhão da Serra além de ter um dirigente bastante falador, que costuma falar mais do EC Passo Fundo do que do seu próprio timinho. Mas o azar periquito dentro da nossa casa não é a toa, é claro, lá temos místicas, cada pedaço de cimento veste Colorado, veste 14 de Julho e seca periquitos desde 1969.

          Eu, que hoje não estou para muitos dramas, quero ir direto ao assunto. Com o dinheiro que é investido pela Prefeitura Municipal por mês para o Gaúcho utilizar nosso Monumental, não seria possível  investir em melhorias para o Estádio Delmar Sittoni? É claro que lá temos uma estrutura precária, mas a estrutura de fato EXISTE. As arquibancadas portáteis que a Prefeitura tem (Vide Carnaval, Desfiles) poderiam servir facilmente para abrigar os poucos periquitos que ainda acompanham seu time. O Gaúcho por si, ficaria com a obrigação de manter um bom estado de conservação, dando utilidade ao Estádio que é da Prefeitura e seguiria sendo utilizado pela mesma nos eventos esportivos.

                Uma boa reforma nos vestiários, nos muros e arredores, no gramado e nas telas de proteção deixariam um estádio acanhado mas capaz de comportar a torcida do nosso co-irmão. Quantas vezes visitei Carazinho, e o que a estrutura deles diferenciaria da do Delmar reformada? Três Passos também, e Cruz Alta que se quer tinha arquibancada para a torcida LOCAL? Acho que é hora de repensar, é notável o clima chato que se torna no Vermelhão da Serra com um dirigente tão falador indo se humilhar para utilizar nossos aposentos que o mesmo rasgou a boca falando mal nos programas da rádio durante a semana. É um tanto quanto hipócrita, mas que atitude dele não é, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário